Núcleo Museológico

 

A Misericórdia de Arouca, fundada em 1610, reuniu ao longo dos seus quatro séculos de existência um conjunto de bens que serviram para dar cumprimento à sua missão ao serviço de assistência e da caridade para com os mais desfavorecidos no contexto da prática do exercício das 14 Obras de Misericórdia – corporais e espirituais – pelas quais estas instituições penta-seculares desde sempre pautaram a sua acção. 

A Capela da Misericórdia, espaço do múnus litúrgico da Santa Casa, está unida à função das obras de misericórdia espirituais. Erigida em 1612, nela se encontra um conjunto significativo de obras de arte que lhe confere um valor patrimonial significativo.

Efectivamente, durante estes séculos, os sucessivos irmãos e provedores da Confraria, zelaram pela funcionalidade e fulgor deste lugar, deixando a marca das suas intervenções, quer por vontade de actualizar o espaço a novos cânones artísticos, quer pela necessidade de atender ao desgaste do tempo, contribuindo deste modo para a constituição de um significativo e valioso conjunto de bens patrimoniais.

Este acervo patrimonial encontra-se, agora, exposto no Núcleo Museológico da Misericórdia de Arouca, instalado no interior do templo, nos espaços da antiga casa do despacho e da sacristia.

A abertura do Núcleo Museológico surge na sequência de um trabalho de conservação, preservação e divulgação do património da Instituição, entendido como testemunho revelador da história, memória e identidade da Santa Casa e da vila de Arouca.

Integrando obras de pintura, escultura, alfaias litúrgicas e paramentaria, a colecção abarca vários períodos artísticos, desde o século XVII ao XIX, explanando diferentes formulários, do maneirismo ao neoclássico, com relevância para o período barroco.

 

Horário de Visitas*

        Sábados, Domingos e Feriados:

               10.30h - 12.30h

               14.30h - 17.30h

 

 

      *em vigor de 01 de outubro de 2016 a 30 de junho de 2017  

Excepto feriados de Ano Novo, Páscoa e Natal

Fora deste horário, as visitas terão de ser marcadas através dos contactos: 256 940 500 ou  913 482 945